ACA e IELAC a trabalhar no Porto de Leixões

Mar 20, 2019

No dia 8 de fevereiro, teve lugar a cerimónia inaugural da obra de reconversão do Terminal de Contentores de Leixões cuja execução está a cargo da ACA Engenharia e Construção.

Estiveram presentes a Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, Robert Yildirim (Presidente da Yildirium Group) e Christian Blauert (CEO Yilport), que reforçaram a importância desta estrutura e a necessidade de renovar e aumentar a área do TCL. O objetivo é tornar o Porto de Leixões capaz de concorrer com os principais portos da Península Ibérica.

No essencial, a proposta é de criar um terminal com fundos de -16 metros e capacidade para movimentar 1 milhão de TEU/ano. Para isso, a YILPORT, numa obra a cargo da Aca Engenharia e Construção, propõe-se começar por redimensionar o atual terminal (aumentando o comprimento e a largura do cais), para rapidamente estendê-lo para a zona ocupada pela atual marina e, numa fase subsequente, prolongá-lo com um novo cais a construir junto ao Molhe Norte, entre a marina e o terminal petrolífero.

Neste momento, está em execução a remodelação da zona Sul do Terminal, um projeto ao qual a ACA Engenharia e a IELAC se dedicarão nos próximos meses.